Posso tomar qualquer suplemento?
Home Novidades Posso tomar qualquer suplemento?

O uso de suplementos alimentares se torna um fenômeno cada vez mais comum nas academias. A busca por melhor qualidade de vida e principalmente um corpo adequado aos padrões estéticos faz com que os praticantes se tornem usuários dessas substâncias, gastando uma grande quantidade de dinheiro para chegar aos  objetivos. O grande problema é que muitos frequentadores fazem o uso da auto-suplementação, sem o acompanhamento de um profissional da saúde.

Segundo a nutricionista esportiva e professora da Universidade Metodista de São Paulo, Sueli Longo, o consumo de suplementos sem o devido cuidado pode acarretar diversos problemas. “O uso indiscriminado de suplementos sem que haja uma avaliação da necessidade dos mesmos pode levar a consumo exagerado de alguns nutrientes ou promover desequilíbrio entre as subestâncias e  prejuízos à saúde do indivíduo”.

Os suplementos são divididos em diversas categorias, cada uma visando aperfeiçoar uma parte dos exercícios, entre elas: proteínas e aminoácidos, que ajudam no crescimento de massa magra; o pré-treino, que relaxa a musculatura e dilata os vasos sanguíneos, com o objetivo de melhorar o rendimento durante o treinamento; além dos termogênicos, que possuem alta dose de cafeína, aumentando o metabolismo do corpo e ajudando na queima de gordura.

O personal trainer William Costa dos Santos alerta que mesmo com os conselhos dos professores, muitos alunos fazem uso dessas substâncias sem saber o risco ao corpo. “O profissional de educação física não pode indicar suplementos, pois ele não tem a especialização necessária. Existem suplementos que não possuem contra-indicação, como proteínas, mas alguns como termogênicos e pré-treinos têm diversas substâncias que podem levar a algum efeito colateral, como o aceleramento dos batimentos cardíacos e problemas renais”. O especialista ainda destaca que indicação de amigos e companheiros de treino também são uma constante.

Um destes usuários é Thiago Yamasaki de Campos. O publicitário e morador de São Caetano consome suplementos sem nunca ter passado pela orientação de um profissional. “Comecei a tomar suplementos porque comecei a treinar Muay Thai. Um amigo que faz academia há anos usa e deu um resultado bacana. Ele me indicou esses suplementos e estou bem feliz”.

Fonte: Universidade Metodista de São Paulo

FREE PASS
VIVA A EXPERIÊNCIA MEGA GYM POR ATÉ 7 DIAS SEM CUSTO ALGUM