MITOS DE ACADEMIA – VERDADES E MENTIRAS
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Quando se trata de atividade física, surgem muitas dúvidas e muitas lendas. Você já deve ter ouvido alguns mitos de academia. Conhecê-los pode fazer diferença no seu rendimento e no seu resultado. 

Musculação engorda? É possível direcionar o treino para perder gordura em apenas uma parte do corpo? A musculação pode deixar a mulher com corpo de homem? Exercícios abdominais queimam gordura da barriga?

Essas são apenas algumas dúvidas que afligem a vida de quem começa a fazer academia, mas não tem muito conhecimento sobre a prática.

 

Pensando nisso, trouxemos neste artigo os principais mitos de academia, ou seja, fatos que ouvimos na academia, mas que estão longe de ser verdade. Vamos conferir quais são?

8 mitos de academia:

 

1. Fazer musculação engorda

Certamente o maior mito de todos: “a musculação engorda”.

Este mito é alimentado pelo fato de que, geralmente, quando começamos a fazer musculação, logo percebemos um aumento de peso na balança. Esse aumento quase sempre está relacionado ao ganho de músculos, ou seja, de massa muscular magra.

Quando nos dedicamos à musculação é comum que a gordura seja transformada em massa. Como os músculos pesam mais do que a gordura, o aumento do peso é normal – e não representa que você engordou, muito pelo contrário.

 

Por outro lado, pesquisas apontam que os exercícios de resistência melhoram o funcionamento do metabolismo basal, principal responsável pelo gasto calórico. Não à toa, a musculação NÃO engorda e ainda reflete em emagrecimento.

 

2. Não pode correr no dia do treino de perna

Outro mito alimentado nas academias é que em dia de treino de perna não se pode correr.

Na realidade, correr não trará problema algum para o indivíduo, muito pelo contrário, a atividade proporcionará fortalecimento aos músculos da perna e queima de calorias.

 

3. Alongar antes do treino é fundamental

Grande mito. Fundamental antes do treino é apenas o aquecimento, visto que assim o sistema cardiovascular se prepara para exercícios que exigem dele maior resistência. Esse aquecimento pode ser 5 a 10 minutos de esteira antes do treino.

E quando realizar o alongamento? Após os exercícios.

4. Fazer exercícios abdominais queima e define barriga

 

Outro grande mito diz respeito à realização de exercícios abdominais para a queima e definição da região.

Esses exercícios, apesar de diminuírem gordura assim como quaisquer outros, visam o aumento da resistência cardiovascular.

Por outro lado, se o seu objetivo é queimar calorias desta e de outras regiões do corpo, é preciso se dedicar aos exercícios aeróbicos, como é o caso da corrida, dança, aulas de luta, spinning entre outros.

Quando houver queima de gordura, aí sim: se prepare para ver os músculos da barriga aparecerem!

 

5. “No pain no gain”

Há também o mito do ‘no pain, no gain’, que na tradução literal significa “sem sofrimento, sem ganhos”.

É claro que sentir um pouco de desconforto durante ou depois da realização dos exercícios é normal. Mas se a dor for excessiva e prolongada, este pode ser um sinal de exercícios mal executados ou realizados em excesso.

 

6. É possível direcionar a perda de gordura

Mito. Os exercícios levam a queima de gordura no corpo como um todo. Sendo assim, não é possível controlar onde ela ocorrerá, mas uma coisa é garantida: com treino e alimentação equilibrada, a perda de gordura acontecerá em todo o corpo, o que é ainda melhor.

Para comprovar, recentemente um estudo foi realizado ao longo de 12 semanas com indivíduos que treinaram apenas um lado da perna. Ao final do experimento, a queima de gordura havia sido idêntica em ambas as pernas.

 

7. Levantar peso vai deixar a mulher com corpo de homem

Um dos mitos que mais aflige o público feminino é de que o corpo construído na musculação é um corpo masculino.

 

Grande bobagem. A musculação, mesmo quando praticada todos os dias e em todos os grupos musculares, não é capaz de deixar a mulher masculinizada –muito pelo contrário, já que auxiliará no emagrecimento e no fortalecimento muscular.

 

8. É preciso poucas repetições para ganhar massa e muitas para emagrecer

Grande mito. O treino de hipertrofia, com poucas repetições, também aumenta o emagrecimento. Por outro lado, treinos com muitas repetições também induzem a hipertrofia quando realizados de forma intensa.

Sendo assim, não há como generalizar. Em qualquer treino intenso de musculação o consumo de oxigênio no pós-treino aumenta as taxas de metabolismo basal, resultando, em todos os casos, na queima de calorias.

Agora você já conhece alguns mitos de academia, que vira e mexe escutamos por aí, Fato é, que cada vez mais novos estudos descobrem algo novo e/ou derruba crenças antigas ou até novas, porque não.

 

 

(Fonte: horadotreino.com)

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