LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
Home Novidades LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares (mio = músculo + fáscia = tecido conectivo).

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo, em especial das fáscias, uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.

As causas de lesões musculares e enfraquecimento da fáscia são:

1. O uso incorreto da musculatura

2. Treinos demasiadamente intensos

3. Maus hábitos posturais

4. Desgastes emocionais e estresse

Essas causas geram uma pressão excessiva, geralmente, sobre os nervos e músculos fazendo com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos de gatilhos (tigger points). Os pontos afetam o bom funcionamento do sistema músculo-articular, junto à coordenação, flexibilidade e força muscular, e, consequentemente, prejudicam o desempenho no treinamento físico e o bem estar geral.

Uma das maneiras de realizar a liberação miofascial é com a utilização do rolo, com ele, você fortalece a musculatura do abdome, desenvolvendo equilíbrio e flexibilidade, ao mesmo tempo em que massageia os músculos doloridos e permite um maior alongamento. O Rolo proporciona uma postura melhor, além do alinhamento da coluna, aliviando as tensões e ajudando a evitar tensões musculares.

Conforme você passa o rolo sobre uma área tensionada, vai acionar um alívio intramuscular miofascial, que acelera a oxigenação do sangue para as áreas afetadas e aumenta a circulação. O movimento de rolagem é excelente para aliviar contraturas dos músculos e alongar juntas doloridas.

Projetado com uma textura que permite uma massagem eficiente, este rolo de espuma leve e resistente traz diversos benefícios, incluindo:

1. Ajuda a fortalecer a musculatura do abdome e a desenvolver equilíbrio e flexibilidade

2. Massageia músculos doloridos e permite um alongamento mais profundo

3. Promove uma postura correta e o alinhamento da coluna

4. Alivia as tensões e ajuda a evitá-las nos músculos

Dicas de Exercícios:

Mobilização iliotibial lateral:

Deite-se sobre o lado esquerdo, com o rolo de espuma logo abaixo do quadril. Mantenha a perna esquerda estirada. Coloque o pé direito no chão, na frente do joelho esquerdo. Lentamente, traga o rolo de baixo do quadril para acima do joelho. Não passe pela dobra do joelho. Se você passar por um “ponto sensível”, interrompa o exercício e deixe o músculo descansar até que a sensibilidade seja reduzida. Repita do outro lado.

Mobilização de glúteo:
Sente sobre o rolo, apoiando as mãos para trás, no chão. Coloque o pé direito no chão, com o joelho dobrado. Coloque o tornozelo esquerdo sobre o joelho direito. Deslize para trás e para frente sobre o glúteo esquerdo. Se você passar por um “ponto sensível”, interrompa o exercício e deixe o músculo descansar até que a sensibilidade seja reduzida. Repita do outro lado.

Mobilização do quadríceps:
Deite-se com a barriga para baixo, com o rolo de espuma posicionado logo acima do joelho. Contraia os músculos do abdome para alinhar a coluna. Deslize o rolo, lentamente, desde o quadríceps, abaixo do joelho, para acima do osso ilíaco. Inverta o movimento e deslize o rolo novamente até o joelho. Mantenha o rolo em contato com o centro do músculo e não vá até a dobra do joelho. Se você passar por um “ponto sensível”, interrompa o exercício e deixe o músculo descansar até que a sensibilidade seja reduzida.

Rolagem sobre a coluna:
Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e o rolo abaixo das escápulas. Erga o quadril e deslize o rolo novamente até a parte superior dos ombros. Inverta a direção e role novamente à posição inicial. Cuide para que o rolo não chegue às costelas flutuantes. Se você passar por um “ponto sensível”, interrompa o exercício e deixe o músculo descansar até que a sensibilidade seja reduzida.

Mobilização do posterior:
Sente-se com o rolo posicionado abaixo dos músculos posteriores, com as mãos no chão e os tornozelos cruzados. Role lentamente do músculo posterior até os ossos do quadril. Inverta o movimento e deslize o rolo novamente até o joelho. Mantenha o rolo em contato com o centro do músculo e não vá até a dobra do joelho. Se você passar por um “ponto sensível”, interrompa o exercício e deixe o músculo descansar até que a sensibilidade seja reduzida. Repita na outra perna.

Mobilização do sóleo/panturrilha cruzada:

Sente-se com o rolo posicionado logo acima do tornozelo direito, com as mãos no chão e as pernas cruzadas. Role lentamente da panturrilha até abaixo do joelho. Inverta o movimento e deslize o rolo novamente até o tornozelo. Mantenha o rolo em contato com o centro do músculo e não vá até a dobra do joelho. Se você passar por um “ponto sensível”, interrompa o exercício e deixe o músculo descansar até que a sensibilidade seja reduzida. Repita na outra perna.

FREE PASS
VIVA A EXPERIÊNCIA MEGA GYM POR ATÉ 7 DIAS SEM CUSTO ALGUM