FLEXIBILIDADE
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A flexibilidade é o alcance de movimento das articulações. Ela é influenciada pelos músculos, tendões e ligamentos. Ser mais flexível ajuda a prevenir lesões e reduz a perda de mobilidade, melhorando a postura e aliviando a dor nas costas e outras dores. Muitas pessoas se preocupam apenas em tonificar e aumentar os músculos, sem perceber que eles devem ser flexíveis para desempenhar com eficiência os exercícios que necessitam de elasticidade, como agachamentos ou levantamento de peso.

 

• Ouça seu corpo. Preste atenção aos sinais que ele dá, como dores e rigidez. A flexibilidade ideal varia entre as pessoas, e a sua é específica para seu tipo de corpo. Ter uma musculatura curta e um espectro limitado de mobilidade indica a necessidade de incluir exercícios de alongamento na rotina. Uma musculatura flácida, com juntas instáveis e frouxas, são sinais de que você precisa focar mais em exercícios para fortalecimento das articulações e dos músculos.

• Crie uma rotina. Você deve fazer vários alongamentos para cada um dos principais grupos musculares, incluindo ombros, peitorais, braços, abdômen, nádegas, coxas e panturrilhas. Lembre-se de que as habilidades, os objetivos e também o nível de flexibilidade são pessoais, por isso tente não se comparar com os outros.

 

 

 

• Siga recomendações com bases científicas, como as do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), quando se alongar. Se possível, consulte um profissional qualificado — pode ser um fisioterapeuta, um professor de educação física ou um personal trainer. Ele deverá ensinar a se alongar da forma correta e garantir que seu desempenho desenvolva uma flexibilidade da maneira mais rápida possível.

• Aqueça-se antes de se exercitar. A melhor maneira de aquecer os músculos é fazer movimentos dinâmicos e de baixo impacto que imitem a atividade que será praticada. Isso aumentará gradualmente a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo nos músculos e a temperatura corporal, gerando resultados melhores.Será necessário suar um pouco para se tornar flexível com mais rapidez. Bons treinos!

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