DICAS DE TREINO
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Na hora do treino, a postura adequada durante o movimentos requer atenção redobrada: como são exercícios de força e intensidade qualquer deslize pode trazer uma lesão, das mais simples, que somem com compressas de gelo, ás mais complexas, que exigem repouso e fisioterapia ou medicamentos para serem tratadas. Fazer o movimento errado repetidamente pode levar a problemas na coluna, como hérnias e alterações das curvaturas normais das costas.

 

(Foto: @photo4box)

 

Alguns exercícios são campeões tanto em resultado (por isso, sempre aparecem nos programas de treino) quanto em erros na realização.

Podemos listar 6 erros muito comuns na hora de realizar exercícios:

1.Deixar as costas curvadas

É essencial ficar atento à postura durante a prática dos exercícios. O ideal é deixar a coluna ereta durante a execução dos movimentos para não causar lesões e sobrecarregar as articulações. Além disso, muitos problemas de dores nas costas são causados pela má-postura.

2.Apertar demais a barra do aparelho

Quem força excessivamente as mãos nas barras por achar que isso gera melhores resultados deve tomar cuidado. O principal problema desse erro é o risco de sobrecarregar as articulações.
Essa atitude só cansa as mãos, causando dores e fadiga nos antebraços. O ideal é envolver a mão por completo na barra (os 5 dedos encaixados), e segurando sem forçar, apenas repousando os dedos.

3.Apressar as repetições nas séries

Se você é muito apressado na hora de realizar as repetições no aparelho ou com os pesos, fique atento para o que dizem os especialistas. A velocidade moderada nas séries contribui para um trabalho mais eficiente, enquanto a rapidez descontrolada pode fazer com que você tenha fadiga muscular e não consiga terminar o treino.
Para o trabalho de hipertrofia, por exemplo, você só alcançará resultados se fizer os exercícios numa velocidade mais baixa. Além disso, apressar as repetições faz com que você respire errado, interferindo na circulação sanguínea.

4. Não ajustar os aparelhos de acordo com seu biótipo

Lembre-se de adequar os aparelhos de acordo com seu peso e altura sempre que for usá-los. Se estiverem mal ajustados, além comprometer a biodinâmica do exercício, trazem consequências como prejudicar a coluna lombar, forçar o músculo excessivamente e favorecer lesões.

5. Não ajustar os aparelhos de acordo com seu biótipo

 

Lembre-se de adequar os aparelhos de acordo com seu peso e altura sempre que for usá-los. Se estiverem mal ajustados, além comprometer a biodinâmica do exercício, trazem consequências como prejudicar a coluna lombar, forçar o músculo excessivamente e favorecer lesões.

 

6.Fazer a mesma série de exercícios sempre

 

O corpo precisa de estímulos para continuar obtendo resultados eficazes, por isso, é importante modificar as cargas, as séries e o treino para avançar na busca dos objetivos.

Fuja da monotonia. Nós da Megagym oferecemos diversas opções de atividade física, todas ministradas com a maior eficiência possível, com certeza uma delas vai agradar você! Bons treinos!

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