COMO FUNCIONA O JIU JITSU
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O Jiu jitsu é uma arte marcial que consiste com movimentos de imobilização, como derrubar o oponente  e na autodefesa. A luta foi criada por uma casta guerreira do japão, tem influências indianas e é uma excelente forma de perder peso e ganhar massa muscular.
Essa arte marcial é indicada principalmente para quem quer aprender golpes para se defender ao mesmo tempo que emagrece e define os músculos. Além disso a luta é um hobby saudável, forma de relaxamento e alívio do stress.
COMO FUNCIONA O JIU JITSU
O Jiu jitsu é uma luta que se baseia principalmente da defesa dos golpes do adversário sem machucá-lo. Por tanto, os lutadores treinam golpes que imobilizam os oponentes.
Para realizar a mobilização os praticantes se utilizam de força e peso do adversário contra ele mesmo.  O que mais diferencia o jiu jitsu de outras artes marciais está na finalização que acontece no chão.
Neste tipo de arte marcial  os golpes desferidos não devem ter o intuito de machucar ou desconcentrar o oponente como acontece por exemplo no boxe ou muay thai. São somente alguns episódios que mancham a imagem da luta, que tem um intuito pacífico.
Devem ser realizados duas ou três vezes por semana, para se obter melhores resultados. Cada aula pode durar de 40 até 90 minutos. São feitos também circuitos iniciais sobre o tatame, polichinelos e flexões.
 HomeFitnessJiu-Jitsu – Técnicas, Benefícios, Golpes, Como funciona a graduação?
Jiu-Jitsu – Técnicas, Benefícios, Golpes, Como funciona a graduação? 23/03/2017  Fitness
O jiu jitsu é uma arte marcial que consiste com movimentos de imobilização, como derrubar o oponente  e na autodefesa. A luta foi criada por uma casta guerreira do japão, tem influências indianas e é uma excelente forma de perder peso e ganhar massa muscular.
Essa arte marcial é indicada principalmente para quem quer aprender golpes para se defender ao mesmo tempo que emagrece e define os músculos. Além disso a luta é um hobby saudável, forma de relaxamento e alívio do stress.
COMO FUNCIONA O JIU JITSU
O Jiu jitsu é uma luta que se baseia principalmente da defesa dos golpes do adversário sem machucá-lo. Por tanto, os lutadores treinam golpes que imobilizam os oponentes.
Para realizar a mobilização os praticantes se utilizam de força e peso do adversário contra ele mesmo.  O que mais diferencia o jiu jitsu de outras artes marciais está na finalização que acontece no chão.
Neste tipo de arte marcial  os golpes desferidos não devem ter o intuito de machucar ou desconcentrar o oponente como acontece por exemplo no boxe ou muay thai. São somente alguns episódios que mancham a imagem da luta, que tem um intuito pacífico.
Devem ser realizados duas ou três vezes por semana, para se obter melhores resultados. Cada aula pode durar de 40 até 90 minutos. São feitos também circuitos iniciais sobre o tatame, polichinelos e flexões.
COMO É PONTUADO?
A competição acontece no tatame de 36 m² (área de combate). Geralmente existe uma linha de segurança com cor diferente para orientar os lutadores.
A pontuação é constituída por vantagem e pontos. A vantagem é decidida após o termino da luta, aquele que terminar em uma posição de vantagem ganha um ponto. A regra para conquista de um ponto é dominar o adversário por mais de 3 segundos na mesma posição.
No jiu jitsu não há empates e a pontuação é feita por uma equipe de arbitragem que é supervisionada por outra equipe para garantia de justiça no placar.
REGRAS DAS COMPETIÇÕES
Assim como toda arte marcial o juu jitsu brasileiro e de todas as outros países adotam regras para marcar as competições. Na prática do jiu jitsu são proibidos:
Golpes traumáticos
•Qualquer ato que provoque lesão
•Atingir órgãos genitais
•Morder, puxar o cabelo, enfiar o dedo nos olhos
•Torcer dedos
•Os golpes permitidos:
•Torções
•Projeções
•Imobilizações
•Estrangulamentos
•Alavancas
•Pressionamento
A organização responsável por avaliar estas regras é a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, fundada em 1994.
GRADUAÇÃO E SIGNIFICADO DAS FAIXAS
Quem se dedica à uma luta recebe uma faixa. Conforme for evoluindo e melhorando seu desempenho, a faixa que usam muda de cor.
Elas seguem a ordem a seguir a partir de técnicas básicas até as mais avançadas.
•Faixa Branca – para iniciantes de qualquer idade.
•Faixa Azul – normalmente para lutadores a partir de 15 anos, que treinam em um período de um ano e meio até dois anos.
•Faixa Roxa – varia com o desempenho. É geralmente entregue para atletas a partir de 17 anos que estão na modalidade há dois anos.
•Faixa Marrom – normalmente um ano e meio de treino, para atletas a partir dos 18 anos.
•Faixa Preta – a partir dos 19 anos de idade.
•Faixa Coral (vermelha e preta) – para mestres.
•Faixa Vermelha – destinada à grande mestre.
As mudanças de faixas trazem uma sensação positiva de estar sendo recompensado pelos seus esforços. Ele contribui para a perda de peso e trabalha todo o corpo
PRINCIPAIS GOLPES DO JIU JITSU
Ao contrário de outras lutas como o UFC, por exemplo, o Jiu Jitsu permite que o adversário mais leve vença o mais pesado caso ele saiba utilizar técnicas. A inteligência para combinar boas ações é a principal arma dentro desta arte marcial.
Os golpes mais populares são:
•Projeção ou Queda – Caracterizado pelo desequilíbrio e queda do adversário no chão
•Baiana – Atleta ergue as pernas do adversário para derrubá-lo no chão
•Passagem de guarda – Quando o atleta fica em cima do adversário, imobilizando-o
•Pegada pelas costas – Apoia o adversário com os calcanhares nas costas
•Joelho na barriga – Apoia o joelho na barriga mantendo as pernas flexionadas com os pés no solo
•Raspagem – Quando o atleta que está por baixo consegue prender o adversário dentro das suas pernas e inverter a posição
O corpo todo dou lutador é utilizado como arma de combate. Aprende-se a utilizar também o corpo do parceiro, para se beneficiar na luta do jiu-jitsu. Usa-se a sua própria energia, através de projeções, imobilizações, contusões, etc.
Para praticá-la com sucesso é fundamental que haja o domínio e equilíbrio do seu corpo. Conforme uma lenda, essa concepção surgiu através da observação de um médico japonês, chamado Shirobey Akiyama.
Ele observou que os galhos mais fortes não suportavam o peso da neve, enquanto os mais fracos e finos sim. Esse galhos menores eram flexíveis e faziam com que a neve escorresse por eles. A partir daí o médico formulou mais de 300 golpes.
JIU JITSU EMAGRECE  – QUANTAS CALORIAS PERDE?
Um treino de uma hora de jiu-jitsu gasta aproximadamente de 700 até 1000 calorias. São bem trabalhadas as costas, braços, peito e toda a região abdominal. O Brasil recebe destaque com times capacitados de profissionais, que são procurados por praticantes do mundo todo.
Além do treino prático de golpes o atleta consegue aumentar a massa muscular sem exageros, ou seja, se a estrutura é menor aprenderá a ficar forte e se defender muito bem sem precisar aumentar o tamanho corpóreo.
O Jiu jitsu junto com uma boa alimentação utiliza de muito aeróbico e resistência física que contribui para queimar gorduras com facilidade e de forma imperceptível.
Ao contrário de ir em academias e se submeter a exercícios repetitivos e entediantes a arte marcial proporciona que seu treino seja estimulante, divertido ao mesmo tempo que você queima muitas calorias.
DEMAIS BENEFÍCIOS
A prática da arte marcial ajuda a manter um estilo de vida saudável. É o segredo de quem quer manter o peso e ter um corpo ideal. Quanto mais a pessoa gostar de praticá-lo, mais irá se dedicar e alcançar bons resultados.
É uma boa opção para quem quer encontram um treino divertido. Pode substituir a academia, por exemplo, e outras modalidades de esportes. É ótimo para adultos que sentem falta de estímulos nos outros esportes. Ele reúne gratificação, eficácia e diversão em um único exercício.
As recompensas vem logo no início da prática. Os alunos podem se graduar através da progressão e aperfeiçoamento. Exercícios individuais podem ser aperfeiçoados com o movimento dos pés sobre o chão.
Trabalha sequências de movimentos cardiorrespiratórios, chutes, rolamentos. No início e final das aulas os instrutores passam um série de exercícios aeróbicos e alongamentos, que contribuem para o funcionamento do metabolismo.
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