Boxe, emagrecimento, força e resistência para você!
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Muitas modalidades de lutas ganharam um enorme espaço nas academias, nos últimos anos. É o caso do Boxe, que iremos mostrar agora!

Eu particularmente sou apaixonado por lutas. Apesar de não ser um praticante contínuo de nenhuma delas, acho fantástica a forma como elas pode ajudar as pessoas a serem mais ativas e menos estressadas. Lembro da minha infância, quando acompanhava as lutas de grandes lutadores, como Mike Tyson, Popó e outros. O boxe, apesar de ter menos espaço na mídia do que já teve, ainda é um esporte apaixonante.

Mas muita coisa mudou (para melhor) nos últimos anos. Termos como jab, direto, cruzado e outros, oriundos do boxe, ganharam espaço nas academias e centros de treinamento. Não seria para menos. O boxe é um esporte bastante intenso, com movimentação de membros constante e bastante dinâmico.

Ele vem sendo usado muito em academias e centros de treinamento, que não necessariamente tem cunho competitivo. O que irei tratar neste artigo e que vem tendo uma crescente considerável, é o treinamento de boxe apenas como atividade física, sem fins competitivos.

Boxe aplicado ao emagrecimento

Lembre de uma luta de boxe que você tenha assistido. Os lutadores se movimentam em grande velocidade e em um curto espaço (pelas limitações do ringue). Tudo, em alta intensidade e usando vários grupamentos musculares.

Essa lógica, fez com que o boxe fosse muito usado para treinos de emagrecimento. Primeiramente, temos a movimentação de pernas, que é constante no boxe. Isso por si só, já eleva o gasto calórico.

Além disso, temos um forte trabalho de todo o coração, nas movimentações de tronco, a famosa esquiva.

Para completar, braços desferem os golpes, fazendo com que eles sejam fortemente.

Isso é o básico da modalidade. Se o treino for bem conduzido e houver uma adequação as necessidades do aluno, ele é muito interessante para quem quer emagrecer.

É óbvio, que como qualquer modalidade, principalmente de luta, há algumas restrições. Determinados perfis de pessoas, devem tomar cuidado com a prática.

Mas de uma forma geral, o boxe é sim muito indicado para quem quer emagrecer. Mais a diante, irei mostrar alguns exercícios do boxe e por que eles são indicados para quem busca emagrecer.

 

 

O treino de boxe aumenta a força e a resistência?

Usar o termo “treino de boxe” é um pouco complexo. Afinal, há infinitas possibilidades e cada praticante, tem sua individualidade. Mas vou usar alguns conceitos mais generalistas.

Quanto a produção de força, sim, o boxe irá ajudar. Primeiramente, por causa da melhora na técnica e coordenação motora. Isso fará com que haja uma maior eficiência nas contrações musculares e com isso, tenhamos melhores resultados em termos de produção de força.

Além disso, como os movimentos são contra uma resistência, haverá sim uma melhora no tônus muscular e na produção de força.

Mas veja bem, isso não significa que o boxe, sozinho, trará resultados acima da média em hipertrofia. Você sentirá sim uma melhora no tônus, mas não hipertrofia.

Falando em termos de resistência, sim, o boxe é fantástico para isso. Muita movimentação, repetição de movimentos e principalmente, um estimulo aberto. Como assim aberto Sandro?

 O boxe não é cíclico, com uma repetição constante de movimentos. Ele acontece em um ambiente mais “imprevisível”, o que exige mais, em termos físicos.

Por isso, ele é interessante sim, para o aumento de força e tônus muscular, fundamental para a melhora na funcionalidade, e da resistência.

 

 

(Fonte: treinomestre.com)

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