Benfícios do Karatê
Home Novidades Benfícios do Karatê
O karatê é uma arte marcial que foca em movimentos da parte superior de seu corpo. Com essa prática, você poderá notar um pequeno ganho de poder, além favorecer o equilíbrio.
Ela é uma arte marcial japonesa que proporciona o desenvolvimento de movimentos do corpo em função de defesa e contra-ataque. O karatê é a combinação de dois Kanji: “Kara”, que significa vazio, e “tê”, que significa mão, logo, o sentido é de “mãos vazias”. Essa arte marcial vai além do que imaginamos, pois é reconhecida como um modo de vida que vai além das implicações de autodefesa.

Há diversos benefícios do karatê para a nossa saúde e boa forma, afinal uma arte marcial não deixa de ser uma atividade física. Será que uma delas é que a prática do karatê emagrece? Vamos conferir a partir de agora.
Benefícios do karatê
Composto por movimentos como socos, voadoras, chutes e golpes dados com velocidade, força e intensidade, o karatê ainda pode trazer outros benefícios como o desenvolvimento e a tonificação muscular, melhoria da coordenação, da flexibilidade e da postura motora, maior equilíbrio emocional e psicológico, melhora da respiração, da disciplina e concentração, fonte de motivação, enrijecimento muscular e contribuição para a definição do corpo.
Karatê emagrece?
Sabe-se que praticar atividades físicas contribui com a eliminação de calorias e, consequentemente, com a perda de peso. Logo, dá para concluir de o karatê emagrece, já que se trata de um exercício físico.
Uma aula com duração de uma hora pode fazer você eliminar entre 600 a 900 calorias. Se o esporte for praticado, por exemplo, duas vezes por semana, esse gasto calórico poderá ser de 1200 a 1800 calorias. Entretanto, vale ressaltar que não é somente praticar karatê que trará o emagrecimento.
Isso porque enquanto o karatê emagrece a partir do ponto de vista do gasto de calorias, do outro lado, é preciso ter cuidado com a alimentação para que as calorias perdidas não sejam rapidamente repostas. Por exemplo, de que adiantará praticar uma hora da luta e perder as 600 a 900 calorias, se logo após a aula a você tomar 300 ml de refrigerante com aproximadamente 127 calorias e comer um x-salada de 498 calorias, resultando em um consumo calórico de 625,5 calorias? Não adiantará muita coisa, não é mesmo?
Por isso, quer você escolha o karatê, ou qualquer outra modalidade para queimar calorias e emagrecer, tenha em mente que a prática sozinha não será responsável pela perda dos quilos a mais indesejados. Ainda assim será necessário seguir uma dieta controlada, equilibrada e saudável.
Autoestima
As aulas de karatê podem te ajudar a sair da zona de conforto, buscando quebrar suas barreiras físicas e mentais, principalmente se você for persistente e estabelecer sempre metas a serem superadas. Aprimorar as suas habilidades pode ser uma iniciativa para você planejar e reconhecer a melhora em seu desempenho, não só nas aulas, mas benefícios que podem se estender a diversos campos de sua vida.
FREE PASS
VIVA A EXPERIÊNCIA MEGA GYM POR ATÉ 7 DIAS SEM CUSTO ALGUM