6 MITOS E VERDADES SOBRE ACADEMIA
Home Novidades 6 MITOS E VERDADES SOBRE ACADEMIA
À pedidos, estamos de volta! Vamos a mais um “Mitos e verdades sobre academias”
O exercício só dá resultado se sentirmos dor depois
Mito. A dor está relacionada a intensidade do exercício, a preparação de seu praticante e a resposta do organismo. Nem sempre os exercícios causarão dor e isso não quer dizer que não estejam funcionando. Aliás, sentir muita dor depois dos treinos pode sinalizar a prática incorreta. Por isso, peça auxílio ao instrutor para correção da execução, da postura e adequação de séries de acordo com o seu perfil.
 
Treinar em jejum emagrece
Mito. Para emagrecer é preciso ter um balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se ingere. E para favorecer essa queima calórica durante a atividade física, precisamos estar fortes e descansadas. O jejum nos deixa enfraquecidas, limitando a performance e inibindo o gasto de calorias.
Quem malha muito e para de repente pode ver tudo despencar rapidamente
Mito. Pelo contrário, o treinamento feito até então permite um aumento do metabolismo que persiste muito mais do que em um sedentário. Se a pessoa gradativamente for reduzindo seus treinos, a sensação de diminuição da firmeza muscular demora mais a acontecer”, afirma Marcos César Rodrigues, professor da unidade Jardins da Fórmula Academia (SP).
 
O apetite aumenta com a prática de exercícios
Verdade. O gasto de energia resulta, sim, em uma sensação de fome aumentada. “Fique atenta ao que come e o quanto come. Senão, fica difícil ver os resultados”, diz Giba Ambrogi, professor da academia Bio Ritmo (SP).
A corrida faz o bumbum cair
Mito. De acordo com Marcos César Rodrigues, essa é uma ilusão criada devido ao movimento dos glúteos durante a corrida. No entanto, o efeito da atividade aponta para o resultado oposto. “A corrida fortalece a musculatura local, enrijecendo a região”, garante.
 
Praticar atividade física com roupas escuras ou com o corpo envolvido em plástico acelera a queima de gordura
Mito. Vestimentas com essas características não aumentam a queima de calorias. O que ocorre é uma elevação da temperatura corporal, que ocasiona liberação de suor. Assim, o organismo perde líquido e, ao subirmos na balança, temos a impressão errônea de que houve perda de gordura. Escolha sempre roupas confortáveis — que não causem abafamento — e adequadas ao tipo de atividade que irá praticar. É importante que não comprometam os movimentos nem o equilíbrio natural do corpo.
É sempre bom nos mantermos atualizados com relação ao que escutamos ou vemos nas academias, pois uma informação errada pode comprometer nossos treinos e consequentemente nossa saúde. Bons treinos!
FREE PASS
VIVA A EXPERIÊNCIA MEGA GYM POR ATÉ 7 DIAS SEM CUSTO ALGUM